img

Portal da Transparência ganha novidades e gráficos para consultas da população

10 de Abril de 2024

O Portal da Transparência do Paraná, administrado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), traz novidades para quem quer saber quanto o governo do estado tem de receita e quanto foi gasto, por exemplo, por atividade. As negociações tornaram-se mais intuitivas e com gráficos de transmissão de dados picture-in-picture, cujo objetivo era facilitar o controle social, ou seja, controle da sociedade na administração pública.
Além dessas buscas, o cidadão pode verificar quem são os prestadores nacionais e quanto cada um deles recebeu ou receberá com base no CNPJ, ou no nome da empresa, ou entidade. Você pode acessar a pesquisa na seção Fornecedores da aba Despesas, que mostra os credores, ou seja, todos aqueles a quem o Estado paga alguma quantia por um serviço ou contribuição.
Luciana Silva, controladora-geral do estado, explicou que o objetivo da mudança é melhorar ainda mais a transparência do estado. “O Paraná tem recebido excelentes avaliações pelo seu portal de transparência. Nos últimos dois anos, recebemos selos de diamante no ranking da Secretaria Federal de Radar de Transparência Pública”, disse.
Esta é a primeira versão da consulta baseada no Siafic (Sistema Integrado de Execução Orçamental, Gestão Financeira, Contabilidade e Controlo), que foi implementado pela Secretaria da Fazenda do Estado no ano passado. A atualização já diz respeito ao novo portal de transparência, cujas funções deverão ser ampliadas.
O novo formulário está disponível na opção “a partir de 2024” na aba Receitas e Despesas. No entanto, as informações anteriores estão disponíveis na sua forma antiga. A atualização é feita todas as manhãs e as informações referem-se ao dia anterior à consulta.

INTEGRAÇÃO - Os estudos de custos e receitas são agrupados conforme as características apresentadas. Abaixo de cada gráfico há uma tabela com dados da pesquisa. Dessa forma, o contribuinte poderá verificar quanto foi destinado, por exemplo, à área de educação e quanto foi recebido em impostos e taxas. “Foi um esforço integrado da CGE, da Secretaria de Finanças e da Celepar. Os grupos de responsabilidade focaram em organizar as informações da melhor forma possível, para que o conteúdo do portal de transparência seja de fácil compreensão e reflita a realidade da administração pública. – disse Luciana.
Segundo o CEO, quanto mais informação estiver disponível, mais informações as pessoas poderão aprender sobre a alocação de recursos. “O Portal da Transparência é uma ferramenta para o cidadão conhecer a contabilidade e outros aspectos do governo do Paraná e acompanhar os gastos públicos”, acrescentou.

TOPO - Vários formatos estão disponíveis (.xls, .csv, .pdf., .rtf, .txt, .xml) caso o interessado deseje baixar a tabela da qual os dados são extraídos. “Dessa forma é possível cruzar informações de diversas tabelas e selecionar as informações necessárias”, explica Matheus Gruber, coordenador de transparência e controle social.
A apresentação segue os termos técnicos utilizados na contabilidade. Para quem não conhece o glossário, há explicações no glossário com link no texto original das consultas.
Todas as páginas possuem link para solicitações baseadas na Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). Caso haja ambiguidade ou nenhuma informação seja encontrada, a pessoa poderá registrar a solicitação para que a autoridade responsável possa responder no prazo previsto em lei. Para Gruber, a participação pública é essencial para melhorar o portal. As inscrições são analisadas e qualquer informação faltante é adicionada à plataforma.

Contato

Vamos conversar?
Escolha uma das opções abaixo ou preencha o formulário de contato e assim que possível entraremos em contato com você.

  • Rua Coronel Espirito Santo, S/N, Lado 1019 - Sala, Centro - Tibagi/PR
  • contato@msassessoriatributaria.com
  • (42) 9 8884-2588
  • 9h às 12h - 13h às 18h

Formulário de contato

Ao clicar em "Enviar mensagem" você estará confirmando que aceita receber
e-mail de MS Assessoria Tributária.

Você é muito importante para nós, todas as informações recebidas serão sempre confidenciais.