img

Governo quer ampliar o diálogo com o setor produtivo sobre reforma tributária e administração tributária

17 de Maio de 2024

A Secretaria da Fazenda se reuniu nesta sexta-feira (17) com dirigentes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap) do Estado do Paraná para discutir o decreto de reforma tributária e novas medidas para desburocratizar a administração tributária e aumentar a eficiência econômica do país.

O objetivo do encontro foi trocar ideias sobre como os processos tributários sobre poder ser simplificados. Além disso, foi proposta a criação de um fórum técnico onde o Estado e o setor pudessem discutir continuamente a reforma tributária.

O ministro da Fazenda, Norberto Ortigara, enfatizou que uma das prioridades do governo é criar um ambiente ainda mais favorável para investimentos. Enfatizou a importância deste esforço e enfatizou os benefícios do crescimento econômico em termos de criação de emprego e oportunidades, além de acelerar o desenvolvimento do país.

"Aceitei o convite do governador Ratinho Junior para participar da gestão da economia paranaense, não só das finanças públicas, mas também pela oportunidade de construir relacionamentos com o setor privado para ajudar, se possível, a superar as dificuldades”, disse Ortigara.

Ele lembrou ainda que o Paraná, quinta maior economia do país, foi o estado que apresentou maior crescimento nos últimos anos. Segundo ele, isso reflete a posição do governador em constante diálogo com o setor tributária.

REFORMA - Ortigara destacou que a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em 2023 e em fase regulatória na esfera federal, deve contribuir para isso. "O sistema atual está a ser melhorado, e mais legislação do Congresso dirá se terá sucesso ou não, para haver menos contribuintes no setor industrial e mais pessoas a produzir. Este é um desafio enorme onde devemos atender por meio de discussões técnicas para haver menos concessões e simplificações”, afirmou.

O CEO da Faciap, Fernando Moraes, anunciou que a Faciap conta com uma equipe técnica que acompanhará detalhadamente o desenvolvimento da reforma tributária. “Esse diálogo promovido pelo Estado é muito importante. Estamos prontos para trabalhar com a Secretaria Econômica para o que for melhor não só para a nossa indústria, mas também para os municípios”, afirmou.

DIÁLOGO - Nos últimos dias o ministro da Fazenda também se reuniu com outras pessoas. O setor industrial paranaense é representado por unidades como as Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Paraná (Ocepar), todas pertencentes ao grupo G7.

Contato

Vamos conversar?
Escolha uma das opções abaixo ou preencha o formulário de contato e assim que possível entraremos em contato com você.

  • Rua Coronel Espirito Santo, S/N, Lado 1019 - Sala, Centro - Tibagi/PR
  • contato@msassessoriatributaria.com
  • (42) 9 8884-2588
  • 9h às 12h - 13h às 18h

Formulário de contato

Ao clicar em "Enviar mensagem" você estará confirmando que aceita receber
e-mail de MS Assessoria Tributária.

Você é muito importante para nós, todas as informações recebidas serão sempre confidenciais.